quarta-feira, 13 de junho de 2012

Uma viagem muito louca

Tudo começou quando recebemos a notícia de que iríamos ir para a Universidade de Caxias do Sul (UCS), fazer um projeto sobre o Rio Taquari Antas.

A saída do ônibus foi marcada para as 12h30min, logo após ao almoço, no centro da cidade.

Todos chegamos cedo, muito animados para fazer nossa viagem em grupo. Mas quando nos deparamos com o ônibus que iria nos levar todos desanimaram. O ônibus era velho e caindo aos pedaços. Mas prosseguimos.

No começo o ônibus fazia um ronco estranho, e todos riam. Logo depois atravessamos o rio através da Balsa União II no Rio Taquari Antas, onde todos riam, pois muitos tinham medo que a balsa caísse com todos em cima dela. Mas passamos desse ponto e chegamos às terras de Nova Pádua.

Como a estrada é apenas subidas, o ônibus acabou quebrando e ficamos parados por um longo tempo no meio dos vales e árvores. Muitos estudantes começaram a pedir carona; outros sentaram na sobra das árvores; e um grupo seguiu o trajeto a pé, enfrentando os morros para conseguir ajuda.

Nossa vice-diretora Maristela e nosso motorista ligaram para Nova Pádua e conseguiram a ajuda necessária.

O grupo que seguiu a pé caminhou um longo percurso quase chegando em Nova Pádua. Foi só aí que o ônibus substituto os alcançou. Todos entraram no ônibus cansados e foram até onde os outros estudantes estavam. Agora estava tudo bem: todos cansados mas ao mesmo tempo ansiosos para ver o ''alho'' de Nova pádua e chegar em Caxias do Sul.

A viagem continuou tranquila sem preocupações e tenho certeza que todos gostaram muito dessa nova experiência. Aprendemos muito sobre o rio e suas riquezas, para no futuro desenvolver um projeto que auxilie mais a população de Nova Roma. Sem danos ambientais.

Assim pode-se continuar a repassar as histórias do nosso rio e nossa cidade para as futuras gerações, não deixando morrer a história, e as transformações que o nosso rio teve para chegar onde ele está hoje.


Texto: Larissa Serafin
Foto: Roberto Comin

Nenhum comentário:

Postar um comentário