quarta-feira, 13 de junho de 2012

Lembranças do Rio da Prata

Rio da Prata - Nova Roma do Sul
Antônio Comin, 81 anos, nasceu no dia 17 de setembro de 1930, em Nova Roma do Sul.  Comin sempre foi agricultor e contou suas lembranças sobre o Rio da Prata, que é fluente do Rio das Antas.

Segundo o agricultor, o nome Rio da Prata foi dado pelos primeiros imigrantes italianos que chegaram em Nova Roma em 1888, mas não soube dizer a origem deste nome.

Ele também conta que os primeiros imigrantes da Itália se instalaram nas margens desse rio, pois precisavam da água que era muito limpa, para lavar suas roupas, tomar banho, cozinhar, beber e irrigar as plantações de milho, feijão e banana. 

Além disso, no Rio da Prata, existiam barcos com a finalidade de puxar animais e atravessar o rio até Veranópolis. Existia também a Maria Fumaça, que transportava carga até Porto Alegre. Hoje, o transporte continua passando nas proximidades deste rio, porém modernizado, vai a óleo diesel. 

Comin nasceu nas margens do rio e, mesmo depois de se mudar para centro da cidade, ele e sua família continuaram a trabalhar no Rio da Prata. Segundo ele, o rio  continua limpo,  o único porém é a falta de água quando as turbinas da barragem são fechadas.

Texto: Larissa Comin e Lucas Ariel Rossi
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário